Todos os anos, mais de 3.000 estrangeiros se matriculam na Universidade de São Petersburgo (SPU, na sigla em inglês), um dos principais centros de russo como língua estrangeira, para os diversos programas de período integral e parcial e de intercâmbio. Também são disputadas bolsas de estudo pelo governo e pelo próprio programa da universidade.
Entre os cursos de graduação e pós-graduação mais populares entre os estudantes estrangeiros estão psicologia, direito, jornalismo, relações internacionais, sociologia, economia e gestão, bem como linguística, artes e campos relacionados à ciência, como matemática e física aplicada.
Como tentar uma vaga
Os candidatos podem se inscrever on-line, pelo correio ou diretamente na secretaria da universidade. Os cidadãos estrangeiros que não falam russo podem se inscrever para cursos de línguas no Instituto de Língua e Cultura Russa da SPU.
Todas as informações sobre o processo de candidatura e as taxas para estrangeiros estão publicadas no site da universidade em três idiomas:
• Russo
• Inglês
• Chinês
Os estudantes internacionais podem ainda obter uma bolsa de estudos (por meio do governo russo e do programa da SPU), conforme os passos a seguir:
1. Registrar-se no site oficial
2. Preencher os formulários para se candidatar a uma vaga
3. Escrever uma carta de próprio punho com suas motivações e uma redação (os temas são publicados no site oficial)
4. Fazer o upload do formulário e dos documentos exigidos
5. Fazer um teste de admissão
6. Assinar um contrato (caso seja selecionado)
Já para estudar na SPU como pagante, é preciso:
1. Cadastrar-se no site oficial
2. Fazer o upload do formulário e dos documentos exigidos
3. Fazer os exames de admissão
4. Assinar um contrato (caso seja selecionado).
14 de junho de 2016 GLEB FIÔDOROV, GAZETA RUSSA